🤗 Iniciativa Liberal visita MADI
Na sexta-feira, dia 6 de agosto, a Iniciativa Liberal de Vila do Conde visitou as instalações do MADI, na Azurara, onde foi recebido pela Dr.ª Antonieta e pela Dr.ª Isabel.
Foi dado a conhecer o trabalho feito pela Instituição em prol das crianças com deficiência, com a escola especializada e as instalações de Ferreiró, equipadas para dar resposta às mais variadas necessidades e também o projeto VALOR-IN, para a inclusão dos jovens no mercado de trabalho.
Foi ainda abordado as dificuldades sentidas, sobretudo pela imposição de regras por parte do estado central, como por exemplo, o facto de obrigar as crianças a irem inicialmente para uma escola pública e só posteriormente, após a escola indiciar persistentemente a falta de condições para conseguir prestar um trabalho útil àquela criança, poderem ser transferidas para instituições como o MADI. Este processo pode demorar vários anos, em que as crianças e os pais, são claramente prejudicados pela burocracia e pela intromissão do estado central na vida e nas decisões das pessoas.
A Iniciativa Liberal entende que a decisão deve caber aos pais destas crianças. São eles que melhor sabem o que pretendem para os seus filhos e o que mais se lhes adequa. É preciso parar com esta intromissão do estado nas decisões pessoais. São as pessoas que têm de tomar as decisões da sua vida e não o estado.
Os pais de uma criança com deficiência não podem decidir qual a melhor escolha para os seus filhos. É o estado que decide por eles!
A Iniciativa Liberal defende que o estado deve financiar o ensino a toda a gente, não tomar decisões por elas.