😀 Melhor Educação

A Educação deve capacitar indivíduos autónomos, livres e responsáveis, capazes de tomar controlo da sua vida. Deve ser instrução liberal - para desenvolver conhecimento, intelecto, caráter - e não apenas um procedimento académico, ou pior, de endoutrinação. Numa sociedade livre, é importante que a Educação seja livre - que haja liberdade de aprender e ensinar, e que haja independência face aos poderes político e administrativo.

Propostas para Vila do Conde:

✓ Criar um cheque-pré-escolar para crianças até 3 anos (inclusive), no valor máximo de 75€, por forma a complementar a falha da oferta do ensino público nestas idades.

✓ Despolitização da direção dos agrupamentos escolares promovendo mais autonomia para as direções de cada escola, para que estas prossigam a sua atividade pedagógica e a boa gestão dos seus recursos.

✓ Promover a autonomia das escolas públicas - autonomia financeira, pedagógica, laboral, administrativa - de forma a que melhor se adaptem às características e necessidades das populações no território.

✓ Desenvolvimento de programas de literacia financeira, que explorem temas elementares de finanças pessoais e familiares, obrigações fiscais, e finanças empresariais e públicas, conjuntamente com a sociedade civil.

✓ Desenvolvimento de programas em ciências de computação, projetado para desmistificar a programação para qualquer pessoa.

✓ Adaptação dos currículos escolares nos agrupamentos do Concelho, no sentido de promover a partir do ensino complementar, uma maior integração da componente académica e escolar com o tecido empresarial existente.

✓ Programas orientados para a vida real incluindo mercado de trabalho, através de parcerias com sociedade privada e empresas.

✓ Programa de apoio a estudantes prejudicados por condições familiares ou socioeconómicas adversas.

✓ Dinamização do parque escolar, abrindo-o à comunidade - por exemplo disponibilizando as instalações, fora de horários e calendários escolares, para atividades civis, comunitárias, sociais, culturais.

✓ Juntas como serviço comunitário - alunos com necessidades adicionais (explicações, ATC, Verão etc) - envolver comunidade na educação/formação da comunidade.

✓ Programas de Formação Profissional, conjuntamente com os privados, sobretudo para integração e para a reintegração.

✓ Alargar horário biblioteca/fornecer espaço em época de exames - Em épocas usuais de exames, habilitar espaços de estudo ou aumentar o horário da biblioteca municipal, permitindo desta forma que muitos alunos sem condições para estudar em casa utilizem as bibliotecas municipais como alternativa, contribuindo para a igualdade de oportunidades.