Análise aos problemas da construção de uma Loja do Andante e estacionamento junto ao metro.
(Segundo notícia do Jornal Terras do Ave, que respeitosamente reproduzimos):
“O espaço está pronto, mas falta resolver, somente, um problema ligado à bilhética do espaço.” diz Vítor Costa, Presidente da CM de Vila do Conde.
A velha aspiração de muitos vila-condenses em beneficiar de uma Loja do Andante iria concretizar-se aquando da inauguração do parque de estacionamento intermodal.
A realidade: O parque de estacionamento intermodal está concluído… Mas não aberto ao público. Mas tranquilizem-se porque está a ter “vigilância humana”.
A CM de Vila do Conde contratou uma empresa de Segurança para os meses de junho/julho/agosto que, por 20 000 euros, zelou pela proteção de um parque… Vazio.
Quanto à Loja do Andante: O TIP (Transportes Intermodais do Porto) está a “analisar a viabilidade de uma Loja do Andante em VDC” e para tomar esta decisão, está à espera de um “estudo técnico“.
A edificação da Loja do Andante, (que ficaria no parque de estacionamento intermodal) foi adjudicada em 06/04/2021 (sob o mandato de Elisa Ferraz) com um prazo de execução de 8 meses e um custo de 1,89 milhões de euros (com fundos da UE).
Mas o contrato de adjudicação foi “revisto por acordos entre partes”, 5 vezes, aumentando prazos e custos. Agora o custo da empreitada já vai em 2,212 milhões (mais de 300 mil de acréscimo) e o seu prazo de execução prolongado em 514 dias!
E assim, embalados pelos ritmos das festas de verão, podemos ficar descansados.