šŸ˜€ Melhor EducaĆ§Ć£o

Publicado a 23 de setembro de 2021 por Filipe Carneiro.

Mais sorrisos com melhor educaĆ§Ć£o.

Mais sorrisos com melhor educaĆ§Ć£o.
Mais sorrisos com melhor educaĆ§Ć£o. ā†“

A EducaĆ§Ć£o deve capacitar indivĆ­duos autĆ³nomos, livres e responsĆ”veis, capazes de tomar controlo da sua vida. Deve ser instruĆ§Ć£o liberal - para desenvolver conhecimento, intelecto, carĆ”ter - e nĆ£o apenas um procedimento acadĆ©mico, ou pior, de endoutrinaĆ§Ć£o. Numa sociedade livre, Ć© importante que a EducaĆ§Ć£o seja livre - que haja liberdade de aprender e ensinar, e que haja independĆŖncia face aos poderes polĆ­tico e administrativo.

Propostas para Vila do Conde:

āœ“ Criar um cheque-prĆ©-escolar para crianƧas atĆ© 3 anos (inclusive), no valor mĆ”ximo de 75ā‚¬, por forma a complementar a falha da oferta do ensino pĆŗblico nestas idades.

āœ“ DespolitizaĆ§Ć£o da direĆ§Ć£o dos agrupamentos escolares promovendo mais autonomia para as direƧƵes de cada escola, para que estas prossigam a sua atividade pedagĆ³gica e a boa gestĆ£o dos seus recursos.

āœ“ Promover a autonomia das escolas pĆŗblicas - autonomia financeira, pedagĆ³gica, laboral, administrativa - de forma a que melhor se adaptem Ć s caracterĆ­sticas e necessidades das populaƧƵes no territĆ³rio.

āœ“ Desenvolvimento de programas de literacia financeira, que explorem temas elementares de finanƧas pessoais e familiares, obrigaƧƵes fiscais, e finanƧas empresariais e pĆŗblicas, conjuntamente com a sociedade civil.

āœ“ Desenvolvimento de programas em ciĆŖncias de computaĆ§Ć£o, projetado para desmistificar a programaĆ§Ć£o para qualquer pessoa.

āœ“ AdaptaĆ§Ć£o dos currĆ­culos escolares nos agrupamentos do Concelho, no sentido de promover a partir do ensino complementar, uma maior integraĆ§Ć£o da componente acadĆ©mica e escolar com o tecido empresarial existente.

āœ“ Programas orientados para a vida real incluindo mercado de trabalho, atravĆ©s de parcerias com sociedade privada e empresas.

āœ“ Programa de apoio a estudantes prejudicados por condiƧƵes familiares ou socioeconĆ³micas adversas.

āœ“ DinamizaĆ§Ć£o do parque escolar, abrindo-o Ć  comunidade - por exemplo disponibilizando as instalaƧƵes, fora de horĆ”rios e calendĆ”rios escolares, para atividades civis, comunitĆ”rias, sociais, culturais.

āœ“ Juntas como serviƧo comunitĆ”rio - alunos com necessidades adicionais (explicaƧƵes, ATC, VerĆ£o etc) - envolver comunidade na educaĆ§Ć£o/formaĆ§Ć£o da comunidade.

āœ“ Programas de FormaĆ§Ć£o Profissional, conjuntamente com os privados, sobretudo para integraĆ§Ć£o e para a reintegraĆ§Ć£o.

āœ“ Alargar horĆ”rio biblioteca/fornecer espaƧo em Ć©poca de exames - Em Ć©pocas usuais de exames, habilitar espaƧos de estudo ou aumentar o horĆ”rio da biblioteca municipal, permitindo desta forma que muitos alunos sem condiƧƵes para estudar em casa utilizem as bibliotecas municipais como alternativa, contribuindo para a igualdade de oportunidades.

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