Mais sorrisos com melhor educaĆ§Ć£o.
A EducaĆ§Ć£o deve capacitar indivĆduos autĆ³nomos, livres e responsĆ”veis, capazes de tomar controlo da sua vida. Deve ser instruĆ§Ć£o liberal - para desenvolver conhecimento, intelecto, carĆ”ter - e nĆ£o apenas um procedimento acadĆ©mico, ou pior, de endoutrinaĆ§Ć£o. Numa sociedade livre, Ć© importante que a EducaĆ§Ć£o seja livre - que haja liberdade de aprender e ensinar, e que haja independĆŖncia face aos poderes polĆtico e administrativo.
Propostas para Vila do Conde:
ā Criar um cheque-prĆ©-escolar para crianƧas atĆ© 3 anos (inclusive), no valor mĆ”ximo de 75ā¬, por forma a complementar a falha da oferta do ensino pĆŗblico nestas idades.
ā DespolitizaĆ§Ć£o da direĆ§Ć£o dos agrupamentos escolares promovendo mais autonomia para as direƧƵes de cada escola, para que estas prossigam a sua atividade pedagĆ³gica e a boa gestĆ£o dos seus recursos.
ā Promover a autonomia das escolas pĆŗblicas - autonomia financeira, pedagĆ³gica, laboral, administrativa - de forma a que melhor se adaptem Ć s caracterĆsticas e necessidades das populaƧƵes no territĆ³rio.
ā Desenvolvimento de programas de literacia financeira, que explorem temas elementares de finanƧas pessoais e familiares, obrigaƧƵes fiscais, e finanƧas empresariais e pĆŗblicas, conjuntamente com a sociedade civil.
ā Desenvolvimento de programas em ciĆŖncias de computaĆ§Ć£o, projetado para desmistificar a programaĆ§Ć£o para qualquer pessoa.
ā AdaptaĆ§Ć£o dos currĆculos escolares nos agrupamentos do Concelho, no sentido de promover a partir do ensino complementar, uma maior integraĆ§Ć£o da componente acadĆ©mica e escolar com o tecido empresarial existente.
ā Programas orientados para a vida real incluindo mercado de trabalho, atravĆ©s de parcerias com sociedade privada e empresas.
ā Programa de apoio a estudantes prejudicados por condiƧƵes familiares ou socioeconĆ³micas adversas.
ā DinamizaĆ§Ć£o do parque escolar, abrindo-o Ć comunidade - por exemplo disponibilizando as instalaƧƵes, fora de horĆ”rios e calendĆ”rios escolares, para atividades civis, comunitĆ”rias, sociais, culturais.
ā Juntas como serviƧo comunitĆ”rio - alunos com necessidades adicionais (explicaƧƵes, ATC, VerĆ£o etc) - envolver comunidade na educaĆ§Ć£o/formaĆ§Ć£o da comunidade.
ā Programas de FormaĆ§Ć£o Profissional, conjuntamente com os privados, sobretudo para integraĆ§Ć£o e para a reintegraĆ§Ć£o.
ā Alargar horĆ”rio biblioteca/fornecer espaƧo em Ć©poca de exames - Em Ć©pocas usuais de exames, habilitar espaƧos de estudo ou aumentar o horĆ”rio da biblioteca municipal, permitindo desta forma que muitos alunos sem condiƧƵes para estudar em casa utilizem as bibliotecas municipais como alternativa, contribuindo para a igualdade de oportunidades.