🗣️ Conversa Liberal - Inflação na Europa

Publicado a 26 de março de 2022 por IL Póvoa de Varzim, IL Vila do Conde.

Convidado especial Carlos Guimarães Pinto.

Conversa Liberal com Carlos Guimarães Pinto
Conversa Liberal com Carlos Guimarães Pinto

A Iniciativa Liberal organizou um evento aberto ao público, no passado sábado dia 26 pelas 17h no Diana Bar, para falar sobre a inflação e todos os problemas que isso trará à Europa nos próximos anos. O convidado especial foi o deputado Carlos Guimarães Pinto (CGP) que falou para mais de 50 pessoas, entre os quais também a deputada IL Patricia Gilvaz.

Carlos Guimarães Pinto começou por fazer uma breve exposição teórica sobre o funcionamento da economia, concretamente como temos evoluído para a situação atual. Na qual, nos últimos anos, fruto de políticas não convencionais, verificou-se um fenómeno onde as taxas de juros mantiveram-se negativas, apenas subindo os preços dos imóveis.

Em 2019, já com indicadores prévios muito preocupantes para Portugal, ocorre a pandemia Covid-19, que leva a paragens nas produções industriais e acumulação de stocks. Assim, no “pós” pandemia, ocorre uma escassez de bens face à procura que, em regra, leva à inflação.

Os cenários não demonstram ser nada favoráveis para o nosso país, podendo piorar com a atual situação na Ucrânia, o que levará a um aumento generalizado do preço dos bens e consequente afetação, ainda este ano, do poder de compra dos portugueses.

Carlos Guimarães Pinto concluiu a sua exposição afirmando que, apesar de não conseguir prever o futuro, tudo dependerá da reação que os Bancos Centrais e alguns países europeus tenham perante esta situação.

Demonstrou-se igualmente muito preocupado com a resposta que o governo socialista poderá ter, uma vez que costuma tributar as empresas e os particulares que detenham algum capital, o que poderá levar a um prejudicial desgaste do “já desgastado” poder de compra português.

Apesar do cenário não se demonstrar de todo favorável para o nosso país, continua esperançoso que possamos superar uma nova crise. Terminando com as seguintes palavras “Anteriormente já superamos crises maiores, muito certamente que iremos superar esta!”

Carlos Guimarães Pinto com Ricardo Zamith e Jorge Freitas
Carlos Guimarães Pinto com Ricardo Zamith e Jorge Freitas
    Partilha esta página: