🌊❔ Águas Mais Transparentes?

Vítor Costa, presidente da Câmara Municipal de Vila do Conde, anunciou a 15 de junho um acordo com a empresa concessionária de água Indaqua. Neste acordo, os Vilacondenses com um consumo mensal até 10 m3, terão um desconto de 35% no preço da água. Para os restantes consumidores particulares, o preço desce até ao máximo de 25%. Para o comércio, o preço do tarifário não sofrerá qualquer alteração e a indústria terá um aumento de 4%.

Em contrapartida, a Câmara Municipal abdica de uma renda mensal de 20 mil euros que recebia da Indaqua e que se traduz numa perda de receita de aproximadamente 8 milhões e 750 mil euros, assume os encargos da rega dos jardins municipais que até aqui eram gratuitos, reduz uma participação acionista de 2,5 % (ainda por esclarecer) e estende o prazo de concessão por mais 10 anos.

Durante esta reunião, Vitor Costa afirmou “Não há mais contrapartidas”, além das 4 anunciadas, nesta adenda ao contrato de concessão. Foi mais longe e prometeu “Iremos também renegociar o acordo com as Águas do Norte, que é a responsável pela maior fatia do preço da água”.

O vice-coordenador local da Iniciativa Liberal, Filipe Carneiro, advertiu Vitor Costa que o contrato de concessão nunca foi tornado público, nem pelas presidências anteriores da Câmara Municipal, nem pela atual, apesar dos vários pedidos feitos pelos membros da Iniciativa Liberal.

Vitor Costa, nesta reunião convocada pela Câmara Municipal, comprometeu-se a “disponibilizar toda a informação aos Vilacondenses”.

A Iniciativa Liberal espera a publicação do contrato original, de todos os seus aditamentos e relatórios de acompanhamento nos próximos dias, no site da Câmara Municipal de Vila do Conde. Assim, qualquer Vilacondense pode analisar o acordo anunciado e aferir o seu real valor. Ficaremos todos devidamente informados.